Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março, 2012

Os Elementos do Evangelho

Jesus é o centro de toda a Bíblia e a grande mensagem do Evangelho que a Igreja é enviada a proclamar ao mundo. A boa nova de Deus é Jesus. John Stott em “ A Missão Cristã no Mundo de Hoje” procura mostrar como os apóstolos apresentaram Jesus nos seus escritos e ele resume tudo em cinco elementos essenciais ao Evangelho. 1- Os acontecimentos do Evangelho – dentre todos os grandes eventos narrados sobre Jesus, dois assumem um lugar especial, a morte e a ressurreição. “Antes de tudo vos entreguei o que também recebi: Que Cristo morreu pelos nossos pecados..., e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia... E apareceu...” (1 Co 15.3-5). Tanto a morte quanto a ressurreição não poderiam apenas ser afirmadas, mas deveriam ser provadas. A morte é provada pelo sepultamento e a ressurreição é comprovada pelo aparecimento aos discípulos.

Vida Cristã é Vida Prática

          A religião cristã nos conecta com a realidade e objetiva a prática daquilo que recebemos como instrução da Palavra de Deus. Tiago trata do assunto de um modo enérgico, e mostra que o contrário disso implica em negligência. Ele diz: “tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1.22.          A prática da palavra não é apenas uma obrigação para o cristão, mas muito mais que isso, é um privilégio, uma fonte de bênçãos, como diz o próprio Tiago: “mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita... esse será bem-aventurado.” Tg 1.25. Isso significa que, ao fazer tudo o que a Palavra de Deus prescreve, o cristão estará fazendo o que certo, não estará sujeito a repreensão e suas ações redundarão em bênçãos para a sua vida, tanto material quanto espiritual.

A Alegria e o Cristão

A alegria representa algo que todos buscam e que em nome da qual, muitos fazem sacrifícios e assumem grandes compromissos. Mas o que vem a ser a alegria? Qual a perspectiva bíblica sobre esta palavra e esta realidade? Será que podemos realmente encontrar a verdadeira alegria? A definição de alegria é: “qualidade ou estado de quem tem prazer de viver, de quem denota jovialidade; contentamento, satisfação” (Dicionário Aurélio). Na Bíblia, alegria é repetidamente demonstrada ser o resultado natural da comunhão com Deus (Sl 16.8-11); Ela é a resposta adequada do crente para as "boas novas de grande alegria" que constituem o evangelho (Lc 2:10). Nos quatro evangelhos, especialmente em Lucas, este elemento é visível. É visto nos cânticos de Lc 1 e 2.