Pular para o conteúdo principal

Os Elementos do Evangelho


Jesus é o centro de toda a Bíblia e a grande mensagem do Evangelho que a Igreja é enviada a proclamar ao mundo. A boa nova de Deus é Jesus. John Stott em “A Missão Cristã no Mundo de Hoje” procura mostrar como os apóstolos apresentaram Jesus nos seus escritos e ele resume tudo em cinco elementos essenciais ao Evangelho.
1- Os acontecimentos do Evangelho – dentre todos os grandes eventos narrados sobre Jesus, dois assumem um lugar especial, a morte e a ressurreição. “Antes de tudo vos entreguei o que também recebi: Que Cristo morreu pelos nossos pecados..., e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia... E apareceu...” (1 Co 15.3-5). Tanto a morte quanto a ressurreição não poderiam apenas ser afirmadas, mas deveriam ser provadas. A morte é provada pelo sepultamento e a ressurreição é comprovada pelo aparecimento aos discípulos.

2- As Testemunhas do Evangelho – Como testemunhas que autenticam o Evangelho, os apóstolos apresentaram a Escritura e a si mesmos, como aqueles que viram com os próprios olhos todas as coisas referentes a Cristo. Os apóstolos não inventaram a mensagem de Jesus, o próprio Cristo afirmou que veio em cumprimento às Escrituras, isto é, ele veio cumprir as promessas messiânicas e também ensinou aos discípulos a respeito delas (Lc 24.44-46; At 26.22-23). O testemunho dos discípulos também foi algo autorizado e comissionado pelo próprio Jesus (Lc 24.48; At 1.8).
“Nossa responsabilidade no evangelismo não é criar nosso próprio Cristo que não existe nas Escrituras, nem adornar ou manipular o Cristo que está nas Escrituras, mas manter um testemunho fiel ao único Cristo que existe, do modo como Deus o apresentou ao mundo no testemunho uniforme e marcante das Escrituras, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento” (Stott).
3-  As Declarações do Evangelho – Muitos disseram e dizem que “devemos apresentar o evangelho em termos aceitáveis ao temperamento questionador de nossa época” (David Anderson); mas o pregador não tem o direito de negligenciar as verdades e as declarações do Evangelho, mesmo que isso não seja agradável aos seus ouvintes. As declarações centrais do Evangelho são: “Jesus é Senhor” e “Jesus é Salvador”. A primeira declaração diz respeito ao senhorio de Cristo sobre todo o universo, senhorio este conquistado depois da morte e ressurreição e que permanece válido hoje e em todos os tempos (Fp 2.9-11). Pela autoridade conquistada, Jesus pode conceder bênçãos e também exigir submissão. Aqueles que se voltam a Ele, devem se arrepender dos seus pecados e assumir um novo modo de vida, obedecendo  aos mandamentos de Cristo.
A segunda declaração diz respeito à salvação de Jesus. O mesmo Senhor é também o Salvador, que abençoa o seu povo, resgatando-o do pecado e da morte e derramando sobre ele o seu Espírito (At 2.17; 33). Jesus cumpre a promessa do Pai, feita por intermédio do profeta Joel de derramar o Seu Espírito. Pela autoridade recebida depois do sacrifício, Jesus pode conceder todas as bênçãos que as pessoas necessitam.
Somos chamados a nos voltar para o Cristo vivo, que reina sobre tudo e sobre todos e a nos dedicar no anúncio do Evangelho, não como as pessoas aceitariam, mas da maneira como está registrado nas Escrituras. 
4- As Promessas do Evangelho- são aquilo que Jesus oferece àqueles que o seguem agora e na eternidade. Pedro no sermão pregado no dia de Pentecostes, afirmou que aqueles que se arrependessem e fossem batizados iriam receber duas dádivas de Deus, ou seja, “a remissão dos pecados e o dom do Espírito Santo” (At 2.38). O perdão é um ingrediente essencial à salvação oferecida no Evangelho. Se não houver o perdão da parte de Deus com relação ao pecador, toda esperança de salvação acaba, pois é impossível que um injusto seja inocentado no juízo final. Só há salvação porque Deus se dispôs a perdoar os pecadores pelo sangue de Cristo que foi derramado no lugar dos mesmos.
Além do perdão Cristo oferece-nos uma nova vida no presente por meio do novo nascimento e da habitação do Espírito Santo, o qual é também a garantia da nossa herança futura no céu. Pela habitação do Espírito somos libertos do nosso ego, e passamos a nos alegrar em servir a Deus e ao próximo. “A verdadeira liberdade é mais do que livramento da culpa, é livramento de si mesmo” (John Stott).
5- As Exigências do Evangelho- As exigências do Evangelho são o arrependimento e a fé. Várias passagens mostram a necessidade de que as pessoas se arrependam como resposta à mensagem do evangelho (At 3.19; 17.30). Arrepender é abandonar os pecados, e, em particular, o horrível pecado de rejeitar a Jesus. As pessoas para as quais Pedro e Paulo pregaram logo depois da ressurreição de Jesus, haviam rejeitado e repudiado abertamente a Jesus, e, portanto, necessitavam rever totalmente sua posição, reconhecendo seu erro e assumindo publicamente sua ligação com Cristo através do batismo.
                Ao lado do arrependimento está a fé. A fé salvadora é um compromisso total, penitente e submisso a Cristo, e seria inconcebível para os apóstolos que qualquer pessoa pudesse crer em Jesus como Salvador sem se submeter a ele como Senhor. Paulo afirmou que o ser humano só pode ser justificado pela fé, não por obras (Rm 1.16-17). A fé é o ato de crer definitivamente em Jesus como aquele que veio, morreu e ressuscitou para nos garantir a salvação de todo mal nos reconciliando eternamente com Deus. A fé é o que nos capacita a receber tudo o que Jesus conquistou por nós na cruz.
Diante deste Evangelho perfeito deixado por Deus, nosso chamado e comissionamento é para que o anunciemos com pressa e ousadia a toda criatura. Devemos anunciar os acontecimentos do evangelho, sendo os principais a morte e a ressurreição de Jesus; precisamos entender e assumir que as testemunhas do evangelho primeiramente foram os apóstolos, mas o testemunho foi deixado e nós podemos compartilhar aquilo que Deus tem feito com nós. Devemos também afirmar as declarações enfáticas do evangelho de que jesus é o Senhor e é o Salvador, e portanto só ele deve ser adorado e buscado; somos também chamados a anunciar a promessa do perdão e do dom do Espírito Santo concedidos àqueles que recebem Jesus como salvador e senhor; e finalmente devemos corajosamente afirmar as exigências do evangelho, que o ser humano precisa se arrepender de seus pecados e ter fé em Cristo, e somente nele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caráter do Líder Cristão

O CARÁTER DO LÍDER CRISTÃO I-        Introdução A grande maioria dos autores que tratam sobre a liderança afirma que o caráter tem um papel fundamental na vida de qualquer líder. Se o caráter for defeituoso, certamente o líder fracassará em seu trabalho. John Maxwell afirma: “O modo como o líder trata das circunstâncias da vida diz muito sobre o seu caráter. As crises não formam necessariamente o caráter, mas certamente o revelam. A adversidade é uma encruzilhada que obriga a pessoa a escolher um dos dois caminhos: o caráter ou a concessão. Toda vez que a pessoa escolhe o caráter, torna-se mais forte, ainda que a escolha traga consequências negativas” (As 21 Indispensáveis qualidades de um líder, p. 17). David Hocking afirma que “a maneira como vive um líder fala tão alto que nem se pode ouvir o que ele diz. É um piedoso estilo de vida que faz um líder espiritual ser aquilo que ele deve ser, de tal modo que as pessoas possam depender da sua liderança” (As Sete Leis da Lider

Homilética - A Arte da Pregação

1-       Homilética. Definição de Homilética: Homilética é a arte de pregar. Propósito da Homilética: A homilética não tem por fim comunicar dons oratórios ao estudante, mas aperfeiçoar os dons que ele já possui. Necessidade da Homilética: O sermão que mais seguramente poderá contar com a bênção de Deus é aquele que mais trabalho houver custado ao pregador. 2- Requisitos Essenciais do Sermão: 2.1- Ponto: é o assunto do sermão. 2.2- Unidade: consiste na relação das partes com o ponto. A unidade se consegue mediante a subordinação das ideias secundárias a uma ideia geral. 2.3- Ordem: consiste na relação das partes entre si. 2.4- Movimento: é o que comunica ao discurso vivacidade, entusiasmo e beleza. 2.5- Fidelidade Textual: a missão do pregador é pregar a Palavra de Deus e não deve se desviar dela. 2.6- Elemento Didático: o pregador tem sempre a obrigação de ensinar. 2.7- Tom Evangélico (unção): É o que diferencia o sermão de qualquer outro discurso, estabel

Dorcas, um Modelo de Mulher

Em todo o Novo Testamento quase não há referência nominal a mulheres como discípulas de Cristo. Há somente uma única exceção, e esta é Dorcas, que aparece apenas no texto de Atos 9.36-43. A vida de Dorcas era simples, mas houve algumas coisas que a tornaram um exemplo de mulher para todos os tempos. A narrativa de Atos conta que Dorcas morava em Jope, era notável pelas boas obras e esmolas que fazia, e veio a falecer estando Pedro numa cidade vizinha. Os que a conheciam foram em busca de Pedro para que ele viesse até Jope. Ao chegar ali no lugar onde ela estava, Pedro se ajoelha e chama por ela, e ela se levanta da morte. Este fato se torna célebre de modo que a igreja continuou a crescer naquele lugar. Aquela mulher entendeu o lugar das boas obras em sua vida, pois como discípula de Cristo, ela assumiu que as obras de amor deveriam ser o seu estilo de vida (Ef 2.10). Uma vez salva e transformada pelo amor de Deus, ela passou a viver de um modo totalmente novo, evidenciando ser uma