Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2012

A Nova Reforma Protestante

            A Revista Época do dia 9 de agosto de 2010 publicou uma matéria com este título. Nesta reportagem a revista apresenta um movimento que acontece dentro do ambiente evangélico brasileiro, o qual é caracterizado por uma atitude mais aberta de combate ao fenômeno neopentecostal. Hoje o número de evangélicos já chega à casa dos 46 milhões, mas este número não é motivo só de comemoração, pois a igreja evangélica vive um momento de crise de identidade. “Dentro do próprio meio, levantam-se vozes críticas a esse crescimento. Segundo elas, esse modelo de igreja que prospera em meio a acusações de evasão de divisas, tráfico de armas e formação de quadrilha, tem sido mais influenciado pela sociedade de consumo que pelos ensinamentos da Bíblia.” (Revista Época, 9/8/2010, p.86)             O neopentecostalismo é considerado a terceira onda protestante no mundo, vindo depois das igrejas históricas e das pentecostais. A característica principal do movimento é a chamada “teologia da p

O que é um Cristão?

“Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, pás para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” 2 Coríntios 5.14-15 O que significa ser um cristão? Charles Hodge, um dos grandes teólogos reformados do século XIX, achou a resposta neste texto: “É ser constrangido por um senso do amor do nosso divino Senhor, de tal modo que lhe consagramos nossa vida.” Ser um cristão não significa apenas crer, de coração, que Cristo morreu por nós. Significa “ser constrangido” pelo amor demonstrado nesse ato. A verdade nos pressiona. Ela força e se apropria; impele e controla. A verdade nos cerca, não nos deixando fugir. Ela nos prende em gozo.

Os Elementos do Evangelho

Jesus é o centro de toda a Bíblia e a grande mensagem do Evangelho que a Igreja é enviada a proclamar ao mundo. A boa nova de Deus é Jesus. John Stott em “ A Missão Cristã no Mundo de Hoje” procura mostrar como os apóstolos apresentaram Jesus nos seus escritos e ele resume tudo em cinco elementos essenciais ao Evangelho. 1- Os acontecimentos do Evangelho – dentre todos os grandes eventos narrados sobre Jesus, dois assumem um lugar especial, a morte e a ressurreição. “Antes de tudo vos entreguei o que também recebi: Que Cristo morreu pelos nossos pecados..., e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia... E apareceu...” (1 Co 15.3-5). Tanto a morte quanto a ressurreição não poderiam apenas ser afirmadas, mas deveriam ser provadas. A morte é provada pelo sepultamento e a ressurreição é comprovada pelo aparecimento aos discípulos.

Vida Cristã é Vida Prática

          A religião cristã nos conecta com a realidade e objetiva a prática daquilo que recebemos como instrução da Palavra de Deus. Tiago trata do assunto de um modo enérgico, e mostra que o contrário disso implica em negligência. Ele diz: “tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1.22.          A prática da palavra não é apenas uma obrigação para o cristão, mas muito mais que isso, é um privilégio, uma fonte de bênçãos, como diz o próprio Tiago: “mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita... esse será bem-aventurado.” Tg 1.25. Isso significa que, ao fazer tudo o que a Palavra de Deus prescreve, o cristão estará fazendo o que certo, não estará sujeito a repreensão e suas ações redundarão em bênçãos para a sua vida, tanto material quanto espiritual.

A Alegria e o Cristão

A alegria representa algo que todos buscam e que em nome da qual, muitos fazem sacrifícios e assumem grandes compromissos. Mas o que vem a ser a alegria? Qual a perspectiva bíblica sobre esta palavra e esta realidade? Será que podemos realmente encontrar a verdadeira alegria? A definição de alegria é: “qualidade ou estado de quem tem prazer de viver, de quem denota jovialidade; contentamento, satisfação” (Dicionário Aurélio). Na Bíblia, alegria é repetidamente demonstrada ser o resultado natural da comunhão com Deus (Sl 16.8-11); Ela é a resposta adequada do crente para as "boas novas de grande alegria" que constituem o evangelho (Lc 2:10). Nos quatro evangelhos, especialmente em Lucas, este elemento é visível. É visto nos cânticos de Lc 1 e 2.