Pular para o conteúdo principal

O que é um Cristão?

“Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, pás para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” 2 Coríntios 5.14-15



O que significa ser um cristão? Charles Hodge, um dos grandes teólogos reformados do século XIX, achou a resposta neste texto: “É ser constrangido por um senso do amor do nosso divino Senhor, de tal modo que lhe consagramos nossa vida.”

Ser um cristão não significa apenas crer, de coração, que Cristo morreu por nós. Significa “ser constrangido” pelo amor demonstrado nesse ato. A verdade nos pressiona. Ela força e se apropria; impele e controla. A verdade nos cerca, não nos deixando fugir. Ela nos prende em gozo.





Como a verdade faz isso? Paulo disse que o amor de Cristo o constrangia por causa de um julgamento que ele fazia a respeito da morte: “Julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.” Paulo se tornou um cristão não somente por meio da decisão com base no fato de que Cristo morreu pelos pecadores, mas também por meio do sábio discernimento de que a morte de Cristo foi também a morte de todos aqueles em favor dos quais Ele morreu.

Em outras palavras, tornar-se um cristão é chegar a crer não somente que Cristo morreu por seu povo, mas também que todo o seu povo morreu quando Ele morreu. Tornar-se um cristão é, primeiramente, fazer esta pergunta: estou convencido de que Cristo morreu por mim e de que eu morri nEle? Estou pronto a morrer, a fim de viver no poder do amor dEle e para a demonstração da sua glória? Em segundo lugar, tornar-se um cristão significa responder sim, de coração.

O amor de Cristo nos constrange a responder sim. Somos tão dominados pelo amor de Cristo, que o mundo desaparece.

Um cristão é uma pessoa que vive sob o constrangimento do amor de Cristo. O cristianismo não é meramente crer num conjunto de doutrinas a respeito do amor de Cristo. É uma experiência de ser constrangido por esse amor – passado, presente, futuro.

Entretanto, esse constrangimento surge de um juízo que fazemos sobre a morte de Cristo: “Quando Ele morreu, eu morri.” É um julgamento profundo. “Assim como o pecado de Adão foi, legal e eficazmente, o pecado de toda a raça, assim também a morte de Cristo foi, legal e eficazmente, a morte de seu povo.” Visto que nossa morte já aconteceu, não temos mais condenação (Rm 8.1-3). Isto é a essência do amor de Cristo por nós. Por meio de sua morte imerecida, Cristo morreu nossa morte bem merecida e abriu o seu futuro como o nosso futuro.

Portanto, quando deixamos de fazer a nossa vontade para fazermos a vontade de nosso Salvador, na verdade não estamos abrindo mão de nada, mas estamos tomando a melhor decisão que podíamos tomar, pois a vontade de Cristo para nós é que sejamos salvos e eternamente vitoriosos, através do seu sacrifício em nosso lugar.

Assim, o juízo que fazemos sobre a morte de Cristo resulta em sermos constrangidos pelo amor dEle. Charles Hodge expressou assim esse constrangimento: “Um cristão é alguém que reconhece Jesus como o Cristo, o Filho do Deus vivo, como Deus manifestado em carne, que nos amou e morreu por nossa redenção. É também uma pessoa afetada por um senso do amor deste Deus encarnado, a ponto de ser constrangida a fazer da vontade de Cristo a norma de sua obediência  e da glória de Cristo o grande alvo em favor do qual ela vive.”

Como não viver por aquele que morreu nossa morte, para que vivamos sua vida? Ser um cristão é ser constrangido pelo amor de Cristo.



Adaptado de John Piper, Uma Vida Voltada para Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caráter do Líder Cristão

O CARÁTER DO LÍDER CRISTÃO I-        Introdução A grande maioria dos autores que tratam sobre a liderança afirma que o caráter tem um papel fundamental na vida de qualquer líder. Se o caráter for defeituoso, certamente o líder fracassará em seu trabalho. John Maxwell afirma: “O modo como o líder trata das circunstâncias da vida diz muito sobre o seu caráter. As crises não formam necessariamente o caráter, mas certamente o revelam. A adversidade é uma encruzilhada que obriga a pessoa a escolher um dos dois caminhos: o caráter ou a concessão. Toda vez que a pessoa escolhe o caráter, torna-se mais forte, ainda que a escolha traga consequências negativas” (As 21 Indispensáveis qualidades de um líder, p. 17). David Hocking afirma que “a maneira como vive um líder fala tão alto que nem se pode ouvir o que ele diz. É um piedoso estilo de vida que faz um líder espiritual ser aquilo que ele deve ser, de tal modo que as pessoas possam depender da sua liderança” (As Sete Leis da Lider

Homilética - A Arte da Pregação

1-       Homilética. Definição de Homilética: Homilética é a arte de pregar. Propósito da Homilética: A homilética não tem por fim comunicar dons oratórios ao estudante, mas aperfeiçoar os dons que ele já possui. Necessidade da Homilética: O sermão que mais seguramente poderá contar com a bênção de Deus é aquele que mais trabalho houver custado ao pregador. 2- Requisitos Essenciais do Sermão: 2.1- Ponto: é o assunto do sermão. 2.2- Unidade: consiste na relação das partes com o ponto. A unidade se consegue mediante a subordinação das ideias secundárias a uma ideia geral. 2.3- Ordem: consiste na relação das partes entre si. 2.4- Movimento: é o que comunica ao discurso vivacidade, entusiasmo e beleza. 2.5- Fidelidade Textual: a missão do pregador é pregar a Palavra de Deus e não deve se desviar dela. 2.6- Elemento Didático: o pregador tem sempre a obrigação de ensinar. 2.7- Tom Evangélico (unção): É o que diferencia o sermão de qualquer outro discurso, estabel

Dorcas, um Modelo de Mulher

Em todo o Novo Testamento quase não há referência nominal a mulheres como discípulas de Cristo. Há somente uma única exceção, e esta é Dorcas, que aparece apenas no texto de Atos 9.36-43. A vida de Dorcas era simples, mas houve algumas coisas que a tornaram um exemplo de mulher para todos os tempos. A narrativa de Atos conta que Dorcas morava em Jope, era notável pelas boas obras e esmolas que fazia, e veio a falecer estando Pedro numa cidade vizinha. Os que a conheciam foram em busca de Pedro para que ele viesse até Jope. Ao chegar ali no lugar onde ela estava, Pedro se ajoelha e chama por ela, e ela se levanta da morte. Este fato se torna célebre de modo que a igreja continuou a crescer naquele lugar. Aquela mulher entendeu o lugar das boas obras em sua vida, pois como discípula de Cristo, ela assumiu que as obras de amor deveriam ser o seu estilo de vida (Ef 2.10). Uma vez salva e transformada pelo amor de Deus, ela passou a viver de um modo totalmente novo, evidenciando ser uma