Pular para o conteúdo principal

É Tempo de Alegria, Jesus Ressuscitou!

Depois de acontecer aquilo que todos temiam, a morte de Cristo, o que restava aos discípulos? Por algum tempo certamente o que sobressaiu foi uma imensa tristeza e decepção. Mesmo sabendo da promessa da ressurreição, aqueles homens e mulheres eram humanos, e certamente aquelas horas foram muito longas e dolorosas. Mas alguma coisa surpreendente aconteceria no primeiro dia da semana, logo o mistério seria desfeito. A notícia seria divulgada: Jesus ressuscitou. Este é o testemunho dos evangelistas e dos apóstolos. As mulheres que foram ao túmulo, Pedro, João, os apóstolos, os discípulos no caminho de Emaús, Paulo, e tantos outros, ao todo, mais de quinhentas pessoas viram Jesus depois de sua ressurreição (1 Co 15.3-9). “A ressurreição de Cristo não consistiu no mero fato de que Ele retornou à vida, dando-se a reunião do corpo e a alma. Sua ressurreição consistiu, antes, em que nele a natureza humana, o corpo e a alma, foi restaurada à sua prístina força e perfeição e até mesmo elevada a um nível superior, enquanto que o corpo e a alma foram reunidos num organismo vivo” (Louis Berkhof). Num primeiro momento houve espanto e mesmo dúvida por parte dos discípulos, mas com o passar do tempo e com a certeza de que a ressurreição era de fato uma realidade, houve uma grande revolução na vida dos primeiros crentes. Todo o medo cessou e deu lugar a uma alegria permanente e a uma nova atitude como servos de Deus. A ressurreição de Cristo era a garantia da vitória sobre a morte, era a autenticação de todas as palavras e promessas de Cristo. Não há mais nada a temer, pois o pior inimigo já foi vencido, a vitória é certa. Hoje não deve ser diferente. Vemos tantas situações que nos entristecem, quantas vezes ficamos desiludidos e desanimados com o mundo à nossa volta; mas somos renovados pela certeza da ressurreição. Por causa desta certeza a nossa forma de viver se torna diferente, a nossa esperança não está em um mundo perfeito, em coisas materiais, numa saúde perfeita. A nossa esperança está na vida eterna, no consolo final, numa alegria que nada nem ninguém podem nos tirar. Celebremos a Cristo, Ele é o nosso Rei, Senhor e Salvador. Nele estamos seguros. Aleluia! Que Deus nos abençoe. Boletim Igreja Presbiteriana de Rolândia, 5 de abril de 2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caráter do Líder Cristão

O CARÁTER DO LÍDER CRISTÃO I-        Introdução A grande maioria dos autores que tratam sobre a liderança afirma que o caráter tem um papel fundamental na vida de qualquer líder. Se o caráter for defeituoso, certamente o líder fracassará em seu trabalho. John Maxwell afirma: “O modo como o líder trata das circunstâncias da vida diz muito sobre o seu caráter. As crises não formam necessariamente o caráter, mas certamente o revelam. A adversidade é uma encruzilhada que obriga a pessoa a escolher um dos dois caminhos: o caráter ou a concessão. Toda vez que a pessoa escolhe o caráter, torna-se mais forte, ainda que a escolha traga consequências negativas” (As 21 Indispensáveis qualidades de um líder, p. 17). David Hocking afirma que “a maneira como vive um líder fala tão alto que nem se pode ouvir o que ele diz. É um piedoso estilo de vida que faz um líder espiritual ser aquilo que ele deve ser, de tal modo que as pessoas possam depender da sua liderança” (As Sete Leis da Lider

Homilética - A Arte da Pregação

1-       Homilética. Definição de Homilética: Homilética é a arte de pregar. Propósito da Homilética: A homilética não tem por fim comunicar dons oratórios ao estudante, mas aperfeiçoar os dons que ele já possui. Necessidade da Homilética: O sermão que mais seguramente poderá contar com a bênção de Deus é aquele que mais trabalho houver custado ao pregador. 2- Requisitos Essenciais do Sermão: 2.1- Ponto: é o assunto do sermão. 2.2- Unidade: consiste na relação das partes com o ponto. A unidade se consegue mediante a subordinação das ideias secundárias a uma ideia geral. 2.3- Ordem: consiste na relação das partes entre si. 2.4- Movimento: é o que comunica ao discurso vivacidade, entusiasmo e beleza. 2.5- Fidelidade Textual: a missão do pregador é pregar a Palavra de Deus e não deve se desviar dela. 2.6- Elemento Didático: o pregador tem sempre a obrigação de ensinar. 2.7- Tom Evangélico (unção): É o que diferencia o sermão de qualquer outro discurso, estabel

Dorcas, um Modelo de Mulher

Em todo o Novo Testamento quase não há referência nominal a mulheres como discípulas de Cristo. Há somente uma única exceção, e esta é Dorcas, que aparece apenas no texto de Atos 9.36-43. A vida de Dorcas era simples, mas houve algumas coisas que a tornaram um exemplo de mulher para todos os tempos. A narrativa de Atos conta que Dorcas morava em Jope, era notável pelas boas obras e esmolas que fazia, e veio a falecer estando Pedro numa cidade vizinha. Os que a conheciam foram em busca de Pedro para que ele viesse até Jope. Ao chegar ali no lugar onde ela estava, Pedro se ajoelha e chama por ela, e ela se levanta da morte. Este fato se torna célebre de modo que a igreja continuou a crescer naquele lugar. Aquela mulher entendeu o lugar das boas obras em sua vida, pois como discípula de Cristo, ela assumiu que as obras de amor deveriam ser o seu estilo de vida (Ef 2.10). Uma vez salva e transformada pelo amor de Deus, ela passou a viver de um modo totalmente novo, evidenciando ser uma