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Carisma, Competência e Coragem - Liderança



I-       Carisma
Durante a segunda metade do século XIX, dois homens fortes disputavam a liderança do governo britânico: William Gladstone e Benjamin Disraeli. Os dois eram grandes rivais. Embora os dois tenham realizado muito em prol da Inglaterra, o que realmente os diferenciava era a maneira de lidar com as pessoas.
A diferença pode ser mais bem ilustrada pela história de uma jovem que participou de um jantar com cada um dos dois rivais, em dias diferentes. Quando lhe pediram a opinião sobre eles ela disse: “Quando deixei a sala de jantar, depois de ter-me sentado com o Sr. Gladstone, o considerei o homem mais inteligente da Inglaterra. Na noite seguinte, porém, ao lado do Sr. Disraeli, achei-me a mulher mais inteligente da Inglaterra”. Disraeli possuía uma qualidade que atraía as pessoas e ele fazia que desejassem segui-lo. Tinha carisma.
Muitas pessoas acham que o carisma é algo místico, quase indefinível. Pensam que ou se nasce com essa qualidade ou nada feito. Isso porém, não é verdade. Carisma é a habilidade de atrair pessoas para si e, como outros traços de caráter, ele pode ser desenvolvido. Para tornar-se o tipo de pessoa que atrai outros, você precisa personificar estes pontos:
1- Amor à vida. Geralmente gostamos de estar perto de pessoas que têm prazer na vida. Não gostamos de passar nosso tempo com pessoas rabugentas, deprimidas e amargas. Para atrair as pessoas precisamos gostar de nós mesmos.
2- Dê um “10” a todos. Uma das melhores coisas que você pode fazer pelas pessoas, e que também as atrai a você, é esperar o melhor delas. Benjamim Disraeli entendeu esse conceito, que se constituiu em um dos segredos do seu carisma. Se você valoriza os outros, encoraja-os e ajuda-os a alcançar o potencial que eles têm, eles o amarão por isso.
3- Dê esperança às pessoas. O general francês Napoleão Bonaparte caracterizava os líderes como “mercadores de esperança”. Como todo grande líder, ele sabia que a esperança é o maior de todos os bens. Faça isso às pessoas e elas serão atraídas a você.
4- Compartilhe a si mesmo. As pessoas gostam de líderes que compartilham suas experiências de vida e a si mesmos. Compartilhe sabedoria, recursos e até mesmo ocasiões especiais.
Bloqueadores de Carisma: Orgulho, insegurança, instabilidade, perfeccionismo e ceticismo. Quando vencemos estes obstáculos podemos desenvolver o carisma.

II- Competência
Benjamin Franklin tinha 16 irmãos, frequentou a escola por apenas dois anos e começou a trabalhar como aprendiz numa gráfica aos doze anos. Aos 20 começou sua própria gráfica. Franklin teve uma vida extraordinária. Sempre trabalhou duro e fez coisas variadas e expressivas, além de exercer uma influência impar em todos os tempos como estadista. Foi um dos pais da independência dos Estados Unidos e um grande líder na nação recém-criada. Foi o único homem a assinar três documentos de suma importância: A Declaração de Independência, o Tratado de Paris e a Constituição dos Estados Unidos. O que fez a diferença na vida de Franklin foi a sua competência, marcada por uma dedicação e persistência incomuns.
Foi o mais habilidoso gráfico de sua região; escreveu várias obras importantes; realizou amplas experiências com eletricidade e desenvolveu vários termos na área; inventou inúmeros itens como o cateter e as lentes bifocais; fez o mapeamento da Corrente do Golfo, no Oceano Atlântico; ajudou a fundar a primeira biblioteca da Filadélfia; inaugurou o primeiro Corpo de Bombeiros do país; ocupou muitos cargos a serviço do governo.
Benjamin Franklin era curioso e buscava continuamente meios de aperfeiçoamento de si mesmo e dos outros. Uma de suas muitas frases que nos ajudam em nossa busca de crescimento em competência: “Não esconda seus talentos. Foi para usá-los que eles foram feitos. De que serve um relógio de sol na sombra?”
Todos nós admiramos pessoas que demonstram competência, sejam exímios artesãos, atletas de projeção mundial, sejam empresários bem sucedidos. Mas na verdade você não precisa ser Fabergé, Michael Jordan ou Bill Gates para se destacar na área da competência. Algumas orientações.
1- Esteja sempre pronto para agir. Há um ditado que diz: “Quem espera sempre alcança”. Infelizmente, às vezes se trata apenas das sobras daqueles que chegaram primeiro. Pessoas responsáveis aparecem quando são esperadas. Entretanto, pessoas altamente competentes dão um passo adiante.
2- Continue melhorando. Como Benjamin Franklin, toda pessoa altamente competente sempre busca aprender, crescer e melhorar. Fazem isso perguntando por quê. Afinal, aquele que sabe, como sempre, terá um trabalho, ao passo que aquele que sabe por quê sempre será o chefe.
3- Conclua com excelência. Nunca conheci uma pessoa considerada competente que não concluísse as coisas com excelência. Deve ser assim com todos. Willa A. Foster observou: “A qualidade nunca é casual; é sempre o resultado de sério propósito, esforço sincero, orientação inteligente e execução hábil; representa a escolha mais sábia dentre muitas alternativas.”
4- Realize mais do que o esperado. Pessoas competentes sempre vão além. Para elas, bom o bastante nunca é o suficiente.
5- Inspire as outras pessoas. Líderes altamente competentes fazem mais do que atuar em alto nível. Eles inspiram e motivam sua equipe a fazer o mesmo.

III- Coragem
Enfrentar um desafio nunca foi um problema para Eddie Rickenbacker, fosse físico, mental ou econômico. Quando tinha doze anos, seu pai morreu e ele teve de abandonar os estudos para ser o principal arrimo da família. Vendeu jornais, ovos e leite de cabra. Trabalhou em uma fábrica de vidro, uma cervejaria, uma fábrica de sapatos e uma fundição. Na adolescência foi trabalhar como mecânico de carros de corrida. Aos 22 começou a competir. Dois anos mais tarde, estabeleceu o recorde mundial de velocidade.
Na primeira guerra mundial foi o piloto americano com mais vitórias em combates contra os alemães. Na segunda guerra mundial era o assessor especial para assuntos bélicos e sobreviveu a um acidente aéreo, passando 22 dias em um bote salva vidas no Oceano Pacífico.
As proezas aéreas de Rickenbacker lhe renderam um apelido criado pela imprensa: “Ás dos Ases americano”. Ao lhe perguntarem sobre sua imensa coragem em combate, ele admitiu que sentia medo. Ele disse: “Coragem é fazer o que se tem medo de fazer. Não pode haver coragem senão quando se tem medo”.
Ao se observar a vida de alguém como Eddie Rickenbacker, não se pode deixar de ver uma grande coragem. É fácil vê-la nos grandes heróis de guerra, mas a coragem também está presente em todo grande líder nas empresas, no governo e nas igrejas. Sempre que você observa um progresso significativo em uma organização, sabe que o líder tomou decisões corajosas. A posição de liderança não dá coragem a alguém, mas a coragem pode dar-lhe uma posição de liderança. Foi o que aconteceu com o capitão Eddie Rickenbacker.
Pontos importantes sobre a coragem:
1- A coragem começa com uma batalha interior. Toda prova que você enfrenta como líder começa em seu interior. A coragem não é a ausência de medo. É fazer o que se tem medo de fazer. É ter o poder de sair do terreno conhecido e progredir em um novo território.
2- Coragem é fazer as coisas direito, e não apenas acertá-las da melhor maneira. Luther King disse: “A capacidade máxima de um homem não se mede nos momentos de conforto e conveniência, mas nos tempos de desafio e controvérsia”. Os grandes líderes trabalham em equipe, mas também se posicionam quando necessário.
3- A coragem de um líder inspira o comprometimento dos seguidores. Billy Graham disse: “A coragem é contagiosa”.
4- Sua vida se expande na proporção de sua coragem. O medo restringe o líder. Tácito escreveu: “O desejo de segurança coloca-se contra todo empreendimento grandioso e nobre”. A coragem, porém, tem efeito contrário, ela abre portas.
Descubra três pessoas na Bíblia que demonstraram ser líderes corajosos:

Bibliografia:
John Maxwell, As 21 Indispensáveis qualidades de um líder, Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2007, 140 p.

Estudo ministrado a líderes da IPB Rolândia em abril de 2015 

Comentários

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