I- PAIXÃO – ”Pegue esta vida e ame-a”.
Em 1984 John
Schnatter fundou a rede de pizzarias Papa John’s Pizza. Em sete anos ele passou
de 1 para 46 lojas. Depois de mais sete anos ele tinha 1600 lojas. A chave do
sucesso fenomenal é a paixão. John Schnatter não apenas come como também
respira, dorme e vive Papa John’s Pizza. A filosofia de Schnatter é simples e
direta: “Concentre-se naquilo que você faz bem, e faça o melhor do que qualquer
outra pessoa. John realmente ama o que faz. Ele visita lojas quatro ou cinco
vezes por semana – muitas vezes sem avisar – apenas para se certificar de que
tudo está em ordem.
No começo
todos duvidaram de seus planos de abrir 5 ou 6 lojas por mês. Hoje ele abre a
média de 30 pizzarias por mês. E a sua rede de pizzarias já se espalhou por
outros países.
Grande parte
dos líderes eficientes não foram bem-sucedidos no mundo acadêmico, mas eles
revelaram paixão pelo que faziam. Nada pode substituir a paixão na vida de um
líder.
1- A paixão é o primeiro passo para a
realização. Seu
desejo determina o seu destino. Pense em grandes líderes e ficará impressionado
pela paixão deles: Gandhi pelos direitos humanos; Winston Churchill pela
liberdade; Martin Luther King Jr. pela igualdade e Bill Gates pela tecnologia.
Desejo fraco traz resultados fracos, assim como uma fogueira pequena gera pouco
calor.
2- A paixão aumenta sua força de
vontade. A história
do jovem desapaixonado e Sócrates. Não existe substituto para a paixão. Ela é o
combustível da vontade. Se você deseja muito alguma coisa, pode encontrar a
força de vontade para alcançá-la. A única forma de ter esse tipo de desejo é o
desenvolvimento da paixão.
3- A paixão transforma você. Se você seguir sua paixão – em vez de
percepções alheias – sem dúvida se tornará uma pessoa mais dedicada e
produtiva.
4- A paixão torna o impossível
possível. Para os
seres humanos, sempre que algo incendeia a alma, as impossibilidades
desvanecem. Um líder com grande paixão e poucas habilidades sempre supera um
líder com grandes habilidades e desapaixonado.
Olhando para dentro de nós.
A paixão é
uma característica de sua vida? Você se levanta sentindo entusiasmo para
enfrentar o novo dia? O primeiro dia da semana é o seu dia favorito ou você
vive de um fim de semana a outro andando feito sonâmbulo na rotina do
dia-a-dia? Quanto tempo se passou desde que você não conseguiu dormir de
entusiasmo por uma ideia nova?
Pessoas apaixonadas na Bíblia: Jeremias, que levantava de madrugada
para anunciar a vontade de Deus ao povo de Deus; Barnabé, que vendeu um campo e
entregou todo o valor para os apóstolos e assumiu uma vida de serviço e
dedicação; Paulo, que lutou para ganhar o maior número possível para Deus.
Para aumentar sua paixão: Examine sua temperatura; Volte a seu
primeiro amor; Associe-se a pessoas com paixão.
II- SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – ”Não permita que os problemas sejam um
problema”.
O fundador
do Wal-Mart, Sam Walton, foi chamado de muitas coisas, inclusive inimigo das
pequenas cidades americanas e destruidor dos comerciantes da Avenida do
Comércio. Isso porque com o crescimento de sua rede, muitas lojas menores foram
fechadas, mas ele mesmo conviveu com os riscos de uma concorrência acirrada,
ele também começou pequeno. A questão é que ele era um excelente líder, capaz
de solucionar problemas e mudar em vez de fechar as portas.
Numa pequena
cidade do Arkansas, ele e sua esposa começaram uma pequena empresa, a Walton’s
Five and Dime Variety Store e caminhou bem usando o sistema inovador de
self-service. O negócio cresceu e em 1960 ele tinha 15 lojas.
Foi quando o
concorrente Herb Gibson levou as lojas de atacado para o Nordeste do Arkansas.
Suas lojas competiam diretamente com as lojas de variedades de Walton. Ele
tinha a opção de continuar como estava e ser facilmente desbancado ou assumir
uma nova linha de ação. Foi o que ele fez. Viajou pelo país, estudou o conceito
das grandes redes varejistas e criou o Wal-Mart. “Em 2 de julho de 1962, abrimos
a primeira Wal-Mart em Roger, Arkansas”, Walton comentou.
Com o
crescimento de sua cadeia de lojas, surgiu outro problema, ele precisava
melhorar o planejamento e a distribuição das lojas. Ele e sua equipe resolveram
o problema criando centrais de distribuição. E assim a rede Wal-Mart foi
crescendo, resolvendo um problema após o outro. Em 1992, ano de sua morte, a
empresa administrava mais de 1.700 lojas em 42 estados americanos e no México.
Sam Walton, o proprietário de uma loja de variedades em uma pequena cidade, se
tornara o varejista número um dos Estados Unidos.
Os líderes
eficientes como Sam Walton, sempre superam um desafio. Esta é uma das
características que distinguem os vencedores dos que vivem reclamando.
Independente do campo em que um líder estiver, ele sempre enfrentará problemas.
Eles são inevitáveis por três razões: Primeira, vivemos em um mundo de
diversidade e complexidade crescentes. Segunda, interagimos com pessoas. E
terceira, não podemos controlar todas as situações que enfrentamos.
Os líderes
com boa capacidade de solucionar problemas demonstram cinco qualidades:
1- Eles preveem os problemas. Já que os problemas são inevitáveis, bons líderes os preveem.
Aquele que espera encontrar facilidade sempre se encontrará em apuros. David Livigstone ilustra bem esse líder. Ele
queria auxiliares que estivessem prontos a ir para a África com ou sem
estradas.
2- Eles aceitam a verdade. Alguns se recusam a aceitar os
problemas, outros os aceitam e os suportam, mas outros os aceitam e tentam
melhorar as coisas. Esta é a atitude do líder.
3- Eles têm a visão do todo. Os líderes devem sempre ter a visão
do todo. Não podem permitir que a emoção os domine, nem podem se deixar atolar
por detalhes a ponto de perderem de vista o que é importante.
4- Eles tratam de uma coisa por vez. “Nunca tente resolver todos os
problemas de uma só vez – coloque-os em fila, um atrás do outro” (Robert
Sloma).
5- Eles não desistem de um objetivo
importante se estiverem desanimados. Os líderes eficientes compreendem o princípio dos altos e
baixos. Tomam as decisões mais importantes quando estão passando por um bom
momento na liderança, não durante uma fase ruim.
Olhando para dentro de nós.
Como você
reage frente a um problema? Ignora e torce para que o problema desapareça?
Sente-se impotente para resolvê-lo? Ou você os ataca com disposição?
A habilidade
de solucionar problemas eficientemente procede da experiência de enfrentar e
superar obstáculos. Sempre que você solucionar um problema, melhorará um pouco
mais no processo. Entretanto, se você nunca tentar, fracassar e tentar
novamente, jamais se tornará bom nisso.
Pessoas que foram solucionadores de
problemas na Bíblia: Josué
e Calebe, que não tiveram medo diante dos cananeus; Davi, que não temeu diante
do Golias e dos desafios de Saul;
Para melhorar sua capacidade de
solucionar problemas: Procure problemas; Desenvolva um método; Tenha bons solucionadores de
problemas a seu lado.
Bibliografia:
John
Maxwell, As 21 Indispensáveis qualidades
de um líder, Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2007, 140 p.
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