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Paixão e Solução de Problemas



I- PAIXÃO – ”Pegue esta vida e ame-a”.
Em 1984 John Schnatter fundou a rede de pizzarias Papa John’s Pizza. Em sete anos ele passou de 1 para 46 lojas. Depois de mais sete anos ele tinha 1600 lojas. A chave do sucesso fenomenal é a paixão. John Schnatter não apenas come como também respira, dorme e vive Papa John’s Pizza. A filosofia de Schnatter é simples e direta: “Concentre-se naquilo que você faz bem, e faça o melhor do que qualquer outra pessoa. John realmente ama o que faz. Ele visita lojas quatro ou cinco vezes por semana – muitas vezes sem avisar – apenas para se certificar de que tudo está em ordem.
No começo todos duvidaram de seus planos de abrir 5 ou 6 lojas por mês. Hoje ele abre a média de 30 pizzarias por mês. E a sua rede de pizzarias já se espalhou por outros países.
Grande parte dos líderes eficientes não foram bem-sucedidos no mundo acadêmico, mas eles revelaram paixão pelo que faziam. Nada pode substituir a paixão na vida de um líder.
1- A paixão é o primeiro passo para a realização. Seu desejo determina o seu destino. Pense em grandes líderes e ficará impressionado pela paixão deles: Gandhi pelos direitos humanos; Winston Churchill pela liberdade; Martin Luther King Jr. pela igualdade e Bill Gates pela tecnologia. Desejo fraco traz resultados fracos, assim como uma fogueira pequena gera pouco calor.
2- A paixão aumenta sua força de vontade. A história do jovem desapaixonado e Sócrates. Não existe substituto para a paixão. Ela é o combustível da vontade. Se você deseja muito alguma coisa, pode encontrar a força de vontade para alcançá-la. A única forma de ter esse tipo de desejo é o desenvolvimento da paixão.
3- A paixão transforma você. Se você seguir sua paixão – em vez de percepções alheias – sem dúvida se tornará uma pessoa mais dedicada e produtiva.
4- A paixão torna o impossível possível. Para os seres humanos, sempre que algo incendeia a alma, as impossibilidades desvanecem. Um líder com grande paixão e poucas habilidades sempre supera um líder com grandes habilidades e desapaixonado.
Olhando para dentro de nós.
A paixão é uma característica de sua vida? Você se levanta sentindo entusiasmo para enfrentar o novo dia? O primeiro dia da semana é o seu dia favorito ou você vive de um fim de semana a outro andando feito sonâmbulo na rotina do dia-a-dia? Quanto tempo se passou desde que você não conseguiu dormir de entusiasmo por uma ideia nova?­­­­
Pessoas apaixonadas na Bíblia: Jeremias, que levantava de madrugada para anunciar a vontade de Deus ao povo de Deus; Barnabé, que vendeu um campo e entregou todo o valor para os apóstolos e assumiu uma vida de serviço e dedicação; Paulo, que lutou para ganhar o maior número possível para Deus.
Para aumentar sua paixão: Examine sua temperatura; Volte a seu primeiro amor; Associe-se a pessoas com paixão.



II- SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – ”Não permita que os problemas sejam um problema”.
O fundador do Wal-Mart, Sam Walton, foi chamado de muitas coisas, inclusive inimigo das pequenas cidades americanas e destruidor dos comerciantes da Avenida do Comércio. Isso porque com o crescimento de sua rede, muitas lojas menores foram fechadas, mas ele mesmo conviveu com os riscos de uma concorrência acirrada, ele também começou pequeno. A questão é que ele era um excelente líder, capaz de solucionar problemas e mudar em vez de fechar as portas.
Numa pequena cidade do Arkansas, ele e sua esposa começaram uma pequena empresa, a Walton’s Five and Dime Variety Store e caminhou bem usando o sistema inovador de self-service. O negócio cresceu e em 1960 ele tinha 15 lojas.
Foi quando o concorrente Herb Gibson levou as lojas de atacado para o Nordeste do Arkansas. Suas lojas competiam diretamente com as lojas de variedades de Walton. Ele tinha a opção de continuar como estava e ser facilmente desbancado ou assumir uma nova linha de ação. Foi o que ele fez. Viajou pelo país, estudou o conceito das grandes redes varejistas e criou o Wal-Mart. “Em 2 de julho de 1962, abrimos a primeira Wal-Mart em Roger, Arkansas”, Walton comentou.
Com o crescimento de sua cadeia de lojas, surgiu outro problema, ele precisava melhorar o planejamento e a distribuição das lojas. Ele e sua equipe resolveram o problema criando centrais de distribuição. E assim a rede Wal-Mart foi crescendo, resolvendo um problema após o outro. Em 1992, ano de sua morte, a empresa administrava mais de 1.700 lojas em 42 estados americanos e no México. Sam Walton, o proprietário de uma loja de variedades em uma pequena cidade, se tornara o varejista número um dos Estados Unidos.
Os líderes eficientes como Sam Walton, sempre superam um desafio. Esta é uma das características que distinguem os vencedores dos que vivem reclamando. Independente do campo em que um líder estiver, ele sempre enfrentará problemas. Eles são inevitáveis por três razões: Primeira, vivemos em um mundo de diversidade e complexidade crescentes. Segunda, interagimos com pessoas. E terceira, não podemos controlar todas as situações que enfrentamos. 
Os líderes com boa capacidade de solucionar problemas demonstram cinco qualidades:
1- Eles preveem os problemas.  Já que os problemas são inevitáveis, bons líderes os preveem. Aquele que espera encontrar facilidade sempre se encontrará em apuros.  David Livigstone ilustra bem esse líder. Ele queria auxiliares que estivessem prontos a ir para a África com ou sem estradas.
2- Eles aceitam a verdade. Alguns se recusam a aceitar os problemas, outros os aceitam e os suportam, mas outros os aceitam e tentam melhorar as coisas. Esta é a atitude do líder.
3- Eles têm a visão do todo. Os líderes devem sempre ter a visão do todo. Não podem permitir que a emoção os domine, nem podem se deixar atolar por detalhes a ponto de perderem de vista o que é importante.
4- Eles tratam de uma coisa por vez. “Nunca tente resolver todos os problemas de uma só vez – coloque-os em fila, um atrás do outro” (Robert Sloma).
5- Eles não desistem de um objetivo importante se estiverem desanimados. Os líderes eficientes compreendem o princípio dos altos e baixos. Tomam as decisões mais importantes quando estão passando por um bom momento na liderança, não durante uma fase ruim.
Olhando para dentro de nós.
Como você reage frente a um problema? Ignora e torce para que o problema desapareça? Sente-se impotente para resolvê-lo? Ou você os ataca com disposição?
A habilidade de solucionar problemas eficientemente procede da experiência de enfrentar e superar obstáculos. Sempre que você solucionar um problema, melhorará um pouco mais no processo. Entretanto, se você nunca tentar, fracassar e tentar novamente, jamais se tornará bom nisso.
­­Pessoas que foram solucionadores de problemas na Bíblia: Josué e Calebe, que não tiveram medo diante dos cananeus; Davi, que não temeu diante do Golias e dos desafios de Saul;

Para melhorar sua capacidade de solucionar problemas: Procure problemas; Desenvolva um método; Tenha bons solucionadores de problemas a seu lado.

Bibliografia:
John Maxwell, As 21 Indispensáveis qualidades de um líder, Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2007, 140 p.


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