Pular para o conteúdo principal

A Reforma Protestante Ontem e Hoje

A Reforma Protestante Ontem e Hoje

“Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” Rm 1.17

A Idade Média (600 a 1453 d.C.) foi um período longo e que marcou a história da igreja cristã como a Idade das Trevas. Uma época em que a Igreja Cristã praticamente não avançou nada em relação ao que fora feito no tempo da Igreja Primitiva (Sec. I) e da Patrística (Sec. II ao VI). As causas para a perda do brilho da igreja são variadas, mas a principal delas foi a união entre Igreja e estado, iniciada com o imperador Constantino. Com isso, a igreja deixou de expandir suas fronteiras uma vez que todo o império se declarava cristão; também a igreja parou de discipular seus membros, perdendo a vitalidade espiritual e a qualidade de vida moral; por fim a igreja cristã acabou incorporando vários elementos das religiões romanas à sua fé. A igreja foi tomada de misticismo, os deuses romanos viraram os santos católicos, adotou-se a crença no purgatório, a doutrina de que Maria era imaculada e a afirmação de que somente na igreja haveria a salvação. Ao lado e muitas vezes acima da Bíblia foi colocada a tradição da igreja.


Martinho Lutero

Ao longo dos anos houve tentativas de corrigir os rumos da igreja, mas todos que se levantavam com uma voz de confrontação eram perseguidos (John Wycliff) e mesmo mortos (John Hus e Jerônimo Savonarola). A inquisição tornou-se o braço de ferro da igreja. A igreja se fechou para qualquer alerta, mesmo que fosse da Palavra de Deus. As pessoas não liam a Bíblia, a não ser os teólogos e os monges.

Alderi Matos alista alguns elementos que caracterizavam a sociedade europeia às vésperas da Reforma. Havia muita violência, baixa expectativa de vida, profundos contrastes socioeconômicos e um crescente sentimento nacionalista. Havia também muita insatisfação, tanto dos governantes como do povo, em relação à Igreja, principalmente ao alto clero e a Roma. Na área espiritual, havia insegurança e ansiedade acerca da salvação em virtude de uma religiosidade baseada em obras, também chamada de religiosidade contábil ou “matemática da salvação” (débitos = pecados; créditos = boas obras).

O estopim do movimento que veio a se chamar Reforma Protestante foi a decisão do Papa Leão X de autorizar uma venda especial de indulgências (o perdão das penas temporais do pecado) que seriam para ajudar nas obras da Catedral de São Pedro em Roma e outra parte para uma rica família alemã pagar uma dívida. O encarregado de vender as indulgências foi João Tetzel. Quando Tetzel aproximou-se de Wittenberg, Lutero resolveu pronunciar-se sobre o assunto.  

Martinho Lutero era monge agostiniano, doutor em Teologia e professor de teologia na Universidade de Wittenberg. Em 1512 ele passou pelo processo de conversão ao compreender através de Romanos 1.17 que a justificação do pecador se dá pela fé e não pelas obras. No dia 31 de outubro de 1517, diante da venda das indulgências por João Tetzel, Lutero afixou à porta da igreja de Wittenberg as suas Noventa e Cinco Teses, a maneira usual de convidar-se uma comunidade acadêmica para debater algum assunto. Logo, uma cópia das teses chegou às mãos do arcebispo, que as enviou a Roma. No ano seguinte, Lutero foi convocado para ir a Roma a fim de responder à acusação de heresia. Recusando-se a ir, foi entrevistado pelo cardeal Cajetano e manteve as suas posições. Em 1519, Lutero participou de um debate em Leipzig com o dominicano João Eck, no qual defendeu o pré-reformador João Hus e afirmou que os concílios e os papas podiam errar.

Lutero foi excomungado pela Igreja Romana. Houve tentativas de abafar o movimento, mas era algo inevitável, milhares de pessoas aderiram à reforma de Lutero e em pouco tempo era um movimento que atingia toda a Europa. Na Alemanha a reforma gerou a Igreja Luterana. Anos depois surgiu João Calvino, que diferiu de Lutero em algumas partes e formulou a doutrina calvinista, que a Igreja Presbiteriana adotou e assume até os dias de hoje. Lutero e os demais reformadores defenderam alguns princípios básicos que viriam a caracterizar as convicções e práticas protestantes: Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria, ou seja: Somente a Escritura, Somente Cristo, Somente a Graça, Somente a Fé, Somente a Deus a glória. Outro princípio aceito por todos foi o do sacerdócio universal dos fiéis.

            Através da Reforma houve um grande impulso na Imprensa e o principal livro a ser impresso foi a Bíblia. Com a Bíblia nas mãos, as pessoas puderam ter o conhecimento da Palavra de Deus e muita coisa mudou na vida prática das pessoas. Houve uma grande revolução social. Escolas foram fundadas, hospitais foram abertos, houve um despertamento para o progresso.

Um dos lemas da Reforma foi: Igreja reformada sempre se reformando. Este lema é um alerta, pois a igreja de Cristo enquanto estiver aqui na terra nunca atingirá a perfeição, e sempre correrá o risco de se contaminar e corromper, por isso, temos o alerta para continuarmos sempre firmados na doutrina da Palavra de Deus, sempre observando os erros e nos dispondo a corrigi-los. Precisamos sempre observar o mandamento do amor a Deus e ao próximo, o chamado à santificação, o desafio missionário, a busca pelo Reino de Deus e tantas outras áreas da nossa vida espiritual. Ao relembrarmos a reforma protestante possamos assumir uma posição de coragem e ousadia diante de um mundo em crise.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caráter do Líder Cristão

O CARÁTER DO LÍDER CRISTÃO I-        Introdução A grande maioria dos autores que tratam sobre a liderança afirma que o caráter tem um papel fundamental na vida de qualquer líder. Se o caráter for defeituoso, certamente o líder fracassará em seu trabalho. John Maxwell afirma: “O modo como o líder trata das circunstâncias da vida diz muito sobre o seu caráter. As crises não formam necessariamente o caráter, mas certamente o revelam. A adversidade é uma encruzilhada que obriga a pessoa a escolher um dos dois caminhos: o caráter ou a concessão. Toda vez que a pessoa escolhe o caráter, torna-se mais forte, ainda que a escolha traga consequências negativas” (As 21 Indispensáveis qualidades de um líder, p. 17). David Hocking afirma que “a maneira como vive um líder fala tão alto que nem se pode ouvir o que ele diz. É um piedoso estilo de vida que faz um líder espiritual ser aquilo que ele deve ser, de tal modo que as pessoas possam depender da sua liderança” (As Sete Leis da Lider

Homilética - A Arte da Pregação

1-       Homilética. Definição de Homilética: Homilética é a arte de pregar. Propósito da Homilética: A homilética não tem por fim comunicar dons oratórios ao estudante, mas aperfeiçoar os dons que ele já possui. Necessidade da Homilética: O sermão que mais seguramente poderá contar com a bênção de Deus é aquele que mais trabalho houver custado ao pregador. 2- Requisitos Essenciais do Sermão: 2.1- Ponto: é o assunto do sermão. 2.2- Unidade: consiste na relação das partes com o ponto. A unidade se consegue mediante a subordinação das ideias secundárias a uma ideia geral. 2.3- Ordem: consiste na relação das partes entre si. 2.4- Movimento: é o que comunica ao discurso vivacidade, entusiasmo e beleza. 2.5- Fidelidade Textual: a missão do pregador é pregar a Palavra de Deus e não deve se desviar dela. 2.6- Elemento Didático: o pregador tem sempre a obrigação de ensinar. 2.7- Tom Evangélico (unção): É o que diferencia o sermão de qualquer outro discurso, estabel

Dorcas, um Modelo de Mulher

Em todo o Novo Testamento quase não há referência nominal a mulheres como discípulas de Cristo. Há somente uma única exceção, e esta é Dorcas, que aparece apenas no texto de Atos 9.36-43. A vida de Dorcas era simples, mas houve algumas coisas que a tornaram um exemplo de mulher para todos os tempos. A narrativa de Atos conta que Dorcas morava em Jope, era notável pelas boas obras e esmolas que fazia, e veio a falecer estando Pedro numa cidade vizinha. Os que a conheciam foram em busca de Pedro para que ele viesse até Jope. Ao chegar ali no lugar onde ela estava, Pedro se ajoelha e chama por ela, e ela se levanta da morte. Este fato se torna célebre de modo que a igreja continuou a crescer naquele lugar. Aquela mulher entendeu o lugar das boas obras em sua vida, pois como discípula de Cristo, ela assumiu que as obras de amor deveriam ser o seu estilo de vida (Ef 2.10). Uma vez salva e transformada pelo amor de Deus, ela passou a viver de um modo totalmente novo, evidenciando ser uma