Pular para o conteúdo principal

JOÃO 13

O Exemplo e o Mandamento de Jesus
“A partir de agora, Jesus não se dirige mais ao povo, às multidões, ao mundo com um todo, mas apenas aos seus discípulos. O ministério público de Jesus havia chegado ao fim. João 13 a 17 é a mensagem de despedida para os Seus discípulos e culmina com Sua oração por eles e por nós” (Hernandes Dias Lopes, João, As glórias do Filho de Deus, Hagnos, p. 343). Estamos perante o Senhor e seus discípulos, e como eles, temos o privilégio e a oportunidade de saber em primeira mão Seu plano e Sua vontade para a nossa vida.
1- Jesus lava os pés aos discípulos (v.1-20). No cenáculo, no momento da Ceia, Jesus faz algo inesperado, como em muitas outras vezes. O normal era que um servo viesse e lavasse os pés dos convidados, mas, naquela noite não havia serviçais ali, apenas os discípulos e Jesus. Os discípulos reconheciam a grandeza de Jesus, e poderiam se dispor a lhe lavar os pés, mas eles não o fizeram porque não queriam lavar os pés dos outros discípulos. Esse foi um ato de amor extremo de Jesus para com eles. Ali Jesus mostrava que não havia limites para o seu amor. Ele, sendo o Senhor, o Filho de Deus, o Rei Eterno, se humilha e se coloca aos pés dos seus discípulos. Além de servi-los, Jesus deixa lições permanentes.
Diante da atitude de Pedro, Jesus mostra que precisamos tanto ser lavados totalmente, como também lavar os pés. O significado é que, na salvação somos totalmente lavados e de uma vez por todas. Mas, na santificação, estamos nos purificando momento após momento. Todo dia precisamos ter os pés lavados.
Jesus também confronta o desejo de grandeza dos discípulos e lhes mostra que nosso foco deve ser o serviço, a humildade e até mesmo o sacrifício. Quando entendemos o exemplo de Cristo e nos dispomos a ser como ele, encontramos a verdadeira felicidade, pois quando servimos ao próximo é que somos verdadeiramente felizes.
2- Jesus e Judas (v.21-30). Logo em seguida Jesus deixa claro quem o trairia. O texto indica que mesmo Jesus dando sinais de que seria Judas Iscariotes, nem todos entenderam claramente. De fato, Judas não se arrependeu, antes seguiu o seu plano até o fim. Na verdade ele foi totalmente possuído pelo diabo, até o momento da traição e também do seu suicídio. Com isso vemos que não basta ter cargos ou posições importantes na igreja, não basta realizar grandes coisas em nome de Deus, o que realmente interessa é ter a vida entregue a Cristo.
3- O Mandamento do Amor (v.31-35). A hora se aproxima, e mesmo Jesus sabendo que ia morrer, ele não se entristece, mas ele sabe que nisso ele será glorificado e glorificará o Pai. Jesus dá aos discípulos o mandamento do Amor, que ele fala que é novo. Até então o padrão do amor era humano, segundo a Lei é amar o próximo como a si mesmo, mas Jesus nos ordena a amarmos uns aos outros como ele nos amou. O padrão de amor que devemos ter é o padrão divino, de Jesus. Vivendo o amor na prática, vamos evidenciar que somos discípulos de Cristo.

4- Jesus e Pedro (v.36-38). Jesus tem um diálogo com Pedro, e Jesus mostra a Pedro as seguintes verdades: 1- Pedro não poderia ir para onde ele ia, pois Jesus iria para a cruz; 2- Pedro, mesmo tendo disposição momentânea, seria incapaz de ser fiel a Cristo até o fim, ele o negaria, como de fato o negou. Mas Jesus disse que essa negação também seria momentânea, pois Pedro teria uma nova oportunidade. O que de fato ocorreu e Pedro foi um grande líder na Igreja. Nós somos como Pedro, temos altos e baixos, mas precisamos nos firmar cada vez mais em Cristo e com Ele, certamente venceremos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caráter do Líder Cristão

O CARÁTER DO LÍDER CRISTÃO I-        Introdução A grande maioria dos autores que tratam sobre a liderança afirma que o caráter tem um papel fundamental na vida de qualquer líder. Se o caráter for defeituoso, certamente o líder fracassará em seu trabalho. John Maxwell afirma: “O modo como o líder trata das circunstâncias da vida diz muito sobre o seu caráter. As crises não formam necessariamente o caráter, mas certamente o revelam. A adversidade é uma encruzilhada que obriga a pessoa a escolher um dos dois caminhos: o caráter ou a concessão. Toda vez que a pessoa escolhe o caráter, torna-se mais forte, ainda que a escolha traga consequências negativas” (As 21 Indispensáveis qualidades de um líder, p. 17). David Hocking afirma que “a maneira como vive um líder fala tão alto que nem se pode ouvir o que ele diz. É um piedoso estilo de vida que faz um líder espiritual ser aquilo que ele deve ser, de tal modo que as pessoas possam depender da sua liderança” (As Sete Leis da Lider

Homilética - A Arte da Pregação

1-       Homilética. Definição de Homilética: Homilética é a arte de pregar. Propósito da Homilética: A homilética não tem por fim comunicar dons oratórios ao estudante, mas aperfeiçoar os dons que ele já possui. Necessidade da Homilética: O sermão que mais seguramente poderá contar com a bênção de Deus é aquele que mais trabalho houver custado ao pregador. 2- Requisitos Essenciais do Sermão: 2.1- Ponto: é o assunto do sermão. 2.2- Unidade: consiste na relação das partes com o ponto. A unidade se consegue mediante a subordinação das ideias secundárias a uma ideia geral. 2.3- Ordem: consiste na relação das partes entre si. 2.4- Movimento: é o que comunica ao discurso vivacidade, entusiasmo e beleza. 2.5- Fidelidade Textual: a missão do pregador é pregar a Palavra de Deus e não deve se desviar dela. 2.6- Elemento Didático: o pregador tem sempre a obrigação de ensinar. 2.7- Tom Evangélico (unção): É o que diferencia o sermão de qualquer outro discurso, estabel

Dorcas, um Modelo de Mulher

Em todo o Novo Testamento quase não há referência nominal a mulheres como discípulas de Cristo. Há somente uma única exceção, e esta é Dorcas, que aparece apenas no texto de Atos 9.36-43. A vida de Dorcas era simples, mas houve algumas coisas que a tornaram um exemplo de mulher para todos os tempos. A narrativa de Atos conta que Dorcas morava em Jope, era notável pelas boas obras e esmolas que fazia, e veio a falecer estando Pedro numa cidade vizinha. Os que a conheciam foram em busca de Pedro para que ele viesse até Jope. Ao chegar ali no lugar onde ela estava, Pedro se ajoelha e chama por ela, e ela se levanta da morte. Este fato se torna célebre de modo que a igreja continuou a crescer naquele lugar. Aquela mulher entendeu o lugar das boas obras em sua vida, pois como discípula de Cristo, ela assumiu que as obras de amor deveriam ser o seu estilo de vida (Ef 2.10). Uma vez salva e transformada pelo amor de Deus, ela passou a viver de um modo totalmente novo, evidenciando ser uma