Pular para o conteúdo principal

JOÃO 1.1-51

A APRESENTAÇÃO DE JESUS
Estamos iniciando uma nova série de estudos no Evangelho de João. João, ou o Quarto Evangelho é um livro sobre Jesus, e ele é um complemento aos outros três Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas). João possui algumas características particulares, destacando alguns ensinamentos de Jesus, especialmente sua relação com o Pai, e salientando o ministério de Jesus em Jerusalém. O consenso na igreja desde os Pais da Igreja Primitiva é que o autor deste evangelho é o apóstolo João, filho de Zebedeu, daí o nome do Evangelho. O quarto Evangelho não segue a cronologia dos demais Evangelhos, pois foi escrito numa época tardia (fim do 1º século). O Evangelho de João procura lidar com uma heresia chamada gnosticismo, a qual negava a divindade de Jesus.
Esboço: 1- Introdução ou Prólogo do Evangelho – A Glória do Filho como a Palavra de Deus (1.1-18); a- No Princípio; b- Na Criação; c- Depois da queda; d- Na encarnação.
2- Cristo se Revela a Círculos Crescentes (1.19-51); a- A João Batista (v. 19-34); b- Aos Discípulos (v. 35-43)
“A maneira como este Evangelho começa é magnificente. Ele começa retratando a vida de Cristo na eternidade, antes que o mundo existisse. Essa vida era rica e gloriosa, cheia de prazer infinito e de bênção serena na presença do Pai” (William Hendriksen, João, p. 99). Jesus é chamado de Verbo/Palavra (Logos no grego) e o Verbo é Deus. Isso demonstra que Jesus não foi criado e nem passou a existir apenas quando veio ao mundo, mas desde a eternidade Ele é Deus.
João Batista é apresentado como alguém especialmente enviado por Deus para introduzir e apresentar Jesus ao povo judeu e ao mundo (1.6-9). O papel principal de João Batista era ser uma testemunha que levasse as pessoas a crer em Jesus (v. 7-8). Jesus é a luz que ilumina o homem e a vida em seu significado máximo, Ele é o autor da Vida (v. 9). Ele se relaciona com o mundo (v. 9-14), há uma relação de amor, pois aquele que criou o mundo vem habitar no mundo para salvar pessoas perdidas. Mas somente aqueles que creem experimentam o agir salvador de Cristo.  Muitos são os que o negam, a começar pelos que eram de sua nação, os judeus e tantos quantos não o receberam.
O testemunho de João Batista tem lugar especial neste capítulo do Evangelho. João afirma: 1- a primazia de Cristo (v. 15-18); 2- Que ele não era o Messias, e sim que era aquele precursor do Messias anunciado por Isaías e ele revela que o Messias já estava entre os homens (v. 19-28); 3- que Jesus é o Cordeiro de Deus, aquele que faz o sacrifício perfeito e tira o pecado do mundo, não apenas o pecado dos israelitas, mas o de todos os povos da terra. 4- Também ele afirma a primazia de Jesus e a sua reverência total a Ele (v. 29-34).

No encontro com os discípulos (v.35-45), podemos notar as seguintes realidades: 1- Os discípulos André e João conhecem Jesus através do testemunho de João Batista (v. 35-37); 2- Há uma atração irresistível a Cristo (v. 38-39).  3- André chamou seu irmão Simão e este veio ter com Cristo (v. 41); 4- Jesus muda a vida se Simão, a começar por seu nome, que foi mudado para Pedro (v. 42). 5- O chamado de Cristo foi irresistível também para Filipe (v. 43-44); 6- O Chamado de Cristo nos confronta e muda a nossa história, como no caso de Natanael (v. 45-51). Cada um desses discípulos foi tocado de alguma maneira especial pelo Senhor Jesus, e não puderam resistir ao seu chamado. Eles se depararam com o Messias, o prometido, o Salvador e se tornaram seguidores de modo definitivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caráter do Líder Cristão

O CARÁTER DO LÍDER CRISTÃO I-        Introdução A grande maioria dos autores que tratam sobre a liderança afirma que o caráter tem um papel fundamental na vida de qualquer líder. Se o caráter for defeituoso, certamente o líder fracassará em seu trabalho. John Maxwell afirma: “O modo como o líder trata das circunstâncias da vida diz muito sobre o seu caráter. As crises não formam necessariamente o caráter, mas certamente o revelam. A adversidade é uma encruzilhada que obriga a pessoa a escolher um dos dois caminhos: o caráter ou a concessão. Toda vez que a pessoa escolhe o caráter, torna-se mais forte, ainda que a escolha traga consequências negativas” (As 21 Indispensáveis qualidades de um líder, p. 17). David Hocking afirma que “a maneira como vive um líder fala tão alto que nem se pode ouvir o que ele diz. É um piedoso estilo de vida que faz um líder espiritual ser aquilo que ele deve ser, de tal modo que as pessoas possam depender da sua liderança” (As Sete Leis da Lider

Homilética - A Arte da Pregação

1-       Homilética. Definição de Homilética: Homilética é a arte de pregar. Propósito da Homilética: A homilética não tem por fim comunicar dons oratórios ao estudante, mas aperfeiçoar os dons que ele já possui. Necessidade da Homilética: O sermão que mais seguramente poderá contar com a bênção de Deus é aquele que mais trabalho houver custado ao pregador. 2- Requisitos Essenciais do Sermão: 2.1- Ponto: é o assunto do sermão. 2.2- Unidade: consiste na relação das partes com o ponto. A unidade se consegue mediante a subordinação das ideias secundárias a uma ideia geral. 2.3- Ordem: consiste na relação das partes entre si. 2.4- Movimento: é o que comunica ao discurso vivacidade, entusiasmo e beleza. 2.5- Fidelidade Textual: a missão do pregador é pregar a Palavra de Deus e não deve se desviar dela. 2.6- Elemento Didático: o pregador tem sempre a obrigação de ensinar. 2.7- Tom Evangélico (unção): É o que diferencia o sermão de qualquer outro discurso, estabel

Dorcas, um Modelo de Mulher

Em todo o Novo Testamento quase não há referência nominal a mulheres como discípulas de Cristo. Há somente uma única exceção, e esta é Dorcas, que aparece apenas no texto de Atos 9.36-43. A vida de Dorcas era simples, mas houve algumas coisas que a tornaram um exemplo de mulher para todos os tempos. A narrativa de Atos conta que Dorcas morava em Jope, era notável pelas boas obras e esmolas que fazia, e veio a falecer estando Pedro numa cidade vizinha. Os que a conheciam foram em busca de Pedro para que ele viesse até Jope. Ao chegar ali no lugar onde ela estava, Pedro se ajoelha e chama por ela, e ela se levanta da morte. Este fato se torna célebre de modo que a igreja continuou a crescer naquele lugar. Aquela mulher entendeu o lugar das boas obras em sua vida, pois como discípula de Cristo, ela assumiu que as obras de amor deveriam ser o seu estilo de vida (Ef 2.10). Uma vez salva e transformada pelo amor de Deus, ela passou a viver de um modo totalmente novo, evidenciando ser uma